notícia
05 à 08 de Junho de 2018 - Bento Gonçalves, RS - Brasil
Brasil é vitrine para vinhos de todo o mundo
País se prepara para sediar em junho um dos mais importantes concursos internacionais de vinhos das Américas. Inscrições seguem até 10 de abril
O Brasil é um dos mercados que cresce mais rapidamente no mundo. Consolidado como o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul, o país possui mais de 200 milhões de habitantes, uma população miscigenada, que valoriza a produção local da bebida, mas também gosta de degustar rótulos de diferentes procedências. O Brazil Wine Challenge (BWC) é hoje uma grande janela para vinhos do mundo todo, promovendo junto ao mercado interno e externo rótulos de todos os continentes. Para participar da nona edição do concurso, que será realizada de 5 a 8 de junho, na Serra Gaúcha, - principal região produtora do país - vinícolas e importadoras têm até 10 de abril para inscrever suas amostras.
Austrália e Chile, além do Brasil, saíram na frente, mas a intenção dos organizadores é ultrapassar a marca de 17 países, registrada na edição passada, em 2016. Organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), o BWC é o único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional dos Enólogos (UIOE). As degustações serão realizadas de 5 a 8 de junho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O júri será formado por especialistas internacionais. A premiação acontece no dia 8 de junho.
O sistema de avaliação do concurso é totalmente informatizado, garantindo maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, apresenta excelente desempenho.
O mercado de vinhos no Brasil
O Brasil importa vinhos de todas as partes do mundo. Chile, Argentina, Itália, Portugal e França lideram a lista dos países que exportam vinhos para o Brasil, mas esta relação é ainda maior e vem crescendo ano após ano. Só em 2016, foram importados 92 milhões de litros. O presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, explica que este movimento é fruto da curiosidade dos brasileiros em degustar vinhos finos de outras origens. “O Brasil vive um momento de valorização da bebida. O consumidor quer conhecer mais o produto e a cultura que o cerca. Cursos, degustações e experiências enoturísticas são cada vez mais procuradas e têm permitido a inserção dos apreciadores no universo da bebida”, comenta.
Esta curiosidade em conhecer vinhos de diferentes procedências tem levado o brasileiro a provar vinhos de diversas partes do mundo. Hoje isso é possível graças às importadoras, seja em suas lojas físicas, seja em seus e-commerces.
Inscrições de amostras até dia 30 de março e envio de amostras até dia 10 de abril
Confira o regulamento: https://brazilwinechallenge.com.br/regulamento-e-inscricoes/
09 de Junho de 2018
Brazil Wine Challenge premia 193 rótulos de nove países
30 de Maio de 2018
Júri internacional e chancela da OIV credenciam o BWC
02 de Abril de 2018
Inscrições de Amostras para o Brazil Wine Challenge são prorrogadas
08 de Março de 2018
Brazil Wine Challenge é divulgado em cinco países
02 de Março de 2018
Brasil é vitrine para vinhos de todo o mundo
21 de Fevereiro de 2018
Brazil Wine Challenge é janela para o mundo
18 de Dezembro de 2017
Vinícolas têm até 30 de março para inscrever amostras