Logo BWC TopoLogo ABE Topo
Menu

notícia

04 à 07 de Junho de 2024 - Bento Gonçalves, RS - Brasil

Grandes Medalhas de Ouro no primeiro dia de degustações

Das 774 amostras de 16 países, 258 foram avaliadas na terça e destas quatro atingiram nota igual ou superior a 93 pontos, comprovando a qualidade dos rótulos

 

O que deixa todo degustador feliz é quando sua mesa confere uma Grande Medalha de Ouro para um dos rótulos avaliados. Mesmo sem saber qual é o produto, sua marca e procedência, porque a degustação é às cegas, alcançar uma mediana de mesa acima de 93 pontos é sinal de que a premiação máxima será concedida para este rótulo. Quando isso acontece, todos os demais ficam sabendo através das palmas que este júri manifesta. E o primeiro dia do Brazil Wine Challenge já confirmou quatro Grandes Medalhas de Ouro, prova de que o concurso tem a participação de excelentes produtos.

 

“O som das palmas quebra o silêncio por alguns segundos fazendo com que todos comemorem a conquista. Afinal, conferir uma Grande Medalha de Ouro é motivo de alegria e reconhecimento da qualidade, elevando o nível do concurso”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Daniel Salvador, que também preside o concurso.

 

O Brazil Wine Challenge, que teve início nesta terça, 13, segue até amanhã, 15. Serão três dias de degustações. Em cada um deles, seis júris com cinco degustadores cada, sendo um o Presidente da Mesa. Ao todo, serão 57 avaliadores de cinco países – Bolívia, Brasil, Chile, França e Itália – alguns participando em um dia apenas, outros em todos. Fernanda Rodrigues Spinelli participa do evento como Delegada do Brasil na Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e o chileno Eugênio Lira como delegado da União Internacional de Enólogos (UIOE). Com recorde de amostras, 27% mais que a edição anterior, o concurso é o único do Brasil com chancela da OIV e da UIOE.

 

A diversidade de terroirs está presente em rótulos da África, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Marrocos, Portugal e Uruguai. Esta representatividade comprova a importância do evento, hoje considerado a principal vitrine de vinhos do país. O concurso segue todos os protocolos de segurança e regras de distanciamento social estabelecidos pelos órgãos competentes, contando com um sistema de avaliação totalmente informatizado, garantindo maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresenta excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.

< Voltar

VEJA TAMBÉM

01 de Abril de 2024

Restam menos de 15 dias para o término das inscrições

VEJA MAIS >

15 de Janeiro de 2024

Abre hoje as inscrições para o 12º Brazil Wine Challenge

VEJA MAIS >

15 de Junho de 2022

BRAZIL WINE CHALLENGE - 903 amostras, 74 degustadores, 15 países e qualidade na taça

VEJA MAIS >

24 de Maio de 2022

Brazil Wine CHallenge - Ainda maior

VEJA MAIS >

13 de Abril de 2022

Prorrogadas inscrições para o 11º Brazil Wine Challenge

VEJA MAIS >

14 de Fevereiro de 2022

Abertas inscrições para o 11º Brazil Wine Challenge

VEJA MAIS >

14 de Fevereiro de 2022

Vinícolas têm até 30 de março para inscrever amostras

VEJA MAIS >

16 de Outubro de 2020

Maior e melhor - Brazil Wine Challenge premia 237 rótulos de 12 países

VEJA MAIS >

14 de Outubro de 2020

Grandes Medalhas de Ouro no primeiro dia de degustações

VEJA MAIS >