notícia
04 à 07 de Junho de 2024 - Bento Gonçalves, RS - Brasil
Grandes Medalhas de Ouro no primeiro dia de degustações
Das 774 amostras de 16 países, 258 foram avaliadas na terça e destas quatro atingiram nota igual ou superior a 93 pontos, comprovando a qualidade dos rótulos
O que deixa todo degustador feliz é quando sua mesa confere uma Grande Medalha de Ouro para um dos rótulos avaliados. Mesmo sem saber qual é o produto, sua marca e procedência, porque a degustação é às cegas, alcançar uma mediana de mesa acima de 93 pontos é sinal de que a premiação máxima será concedida para este rótulo. Quando isso acontece, todos os demais ficam sabendo através das palmas que este júri manifesta. E o primeiro dia do Brazil Wine Challenge já confirmou quatro Grandes Medalhas de Ouro, prova de que o concurso tem a participação de excelentes produtos.
“O som das palmas quebra o silêncio por alguns segundos fazendo com que todos comemorem a conquista. Afinal, conferir uma Grande Medalha de Ouro é motivo de alegria e reconhecimento da qualidade, elevando o nível do concurso”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Daniel Salvador, que também preside o concurso.
O Brazil Wine Challenge, que teve início nesta terça, 13, segue até amanhã, 15. Serão três dias de degustações. Em cada um deles, seis júris com cinco degustadores cada, sendo um o Presidente da Mesa. Ao todo, serão 57 avaliadores de cinco países – Bolívia, Brasil, Chile, França e Itália – alguns participando em um dia apenas, outros em todos. Fernanda Rodrigues Spinelli participa do evento como Delegada do Brasil na Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e o chileno Eugênio Lira como delegado da União Internacional de Enólogos (UIOE). Com recorde de amostras, 27% mais que a edição anterior, o concurso é o único do Brasil com chancela da OIV e da UIOE.
A diversidade de terroirs está presente em rótulos da África, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Marrocos, Portugal e Uruguai. Esta representatividade comprova a importância do evento, hoje considerado a principal vitrine de vinhos do país. O concurso segue todos os protocolos de segurança e regras de distanciamento social estabelecidos pelos órgãos competentes, contando com um sistema de avaliação totalmente informatizado, garantindo maior agilidade e segurança na captação e tabulação dos dados. Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresenta excelente desempenho, colocando a avaliação entre as mais organizadas do mundo.
15 de Junho de 2022
BRAZIL WINE CHALLENGE - 903 amostras, 74 degustadores, 15 países e qualidade na taça
24 de Maio de 2022
Brazil Wine CHallenge - Ainda maior
13 de Abril de 2022
Prorrogadas inscrições para o 11º Brazil Wine Challenge
14 de Fevereiro de 2022
Abertas inscrições para o 11º Brazil Wine Challenge
14 de Fevereiro de 2022
Vinícolas têm até 30 de março para inscrever amostras
16 de Outubro de 2020
Maior e melhor - Brazil Wine Challenge premia 237 rótulos de 12 países
14 de Outubro de 2020
Grandes Medalhas de Ouro no primeiro dia de degustações
07 de Outubro de 2020
Brazil Wine Challenge - 57 degustadores avaliarão 774 amostras de 16 países
30 de Setembro de 2020
774 amostras de 16 países